Para todos os tipos de joias/acessórios:

Dicas e cuidados

1.Evite usá-las em atividades esportivas ou serviços manuais pesados.

2. O contato com produtos químicos pode ser prejudicial para algumas pedras preciosas, e pode manchar tanto metais quanto polímeros.

3.Sempre que puder,  limpe sua joia antes e depois do uso, apenas com um pano limpo e seco que não solte pêlos.

4. Em casa, evite lavar as mãos com anéis, principalmente se for usar sabonete. O sabonete, pode aderir nas partes internas das alianças de brilhantes e anéis de pedras, retirando temporariamente o brilho das pedras.

5. Para que sua joia mantenha o mesmo aspecto de quando você adquiriu, leve-a a um joalheiro de confiança para revisão, limpeza e polimento geral.

 

A prata oxida naturalmente, não se assuste!;

Para limpá-la você pode usar Silvo, “Flanelinhas mágicas”, ou ferver água com um pedacinho de sabão de coco, e deixar sua peça, na mistura, por 3 minutos. Depois disto, lave em água corrente e seque com papel, ou tecido macio.

Caso a peça for em prata envelhecida, ou oxidada, limpar somente com pano macio.

A melhor forma de limpar joias de ouro , é esfregar durante um bom tempo toda a superfície do metal, com pano macio, para retirar a oxidação superficial da peça.

Joias em ouro branco necessitam de um banho de ródio de anos em anos, para restaurar a cor e o brilho original.

O principal cuidado a se tomar, é guardar suas joias com pedras, separadas umas das outras.

Evitar choques e arranhões é primordial, para que não haja deteriorização da gema.

No caso de diamantes podem ser lavados, como instruído na sessão “Prata”, e utilizada também uma escovinha macia, para tirar impurezas entre o metal e a pedra.

Joias com pérolas devem ser limpas com pano seco apropriado. Não devem ser lavadas, pois possuem furos, e os colares possuem ainda fios de algodão ou seda, que não podem ser molhados.

Evite o contato com perfumes e cosméticos. Eles podem alterar o brilho e a cor.

O acrílico JAMAIS deve ser limpado com álcool, ou qualquer substância abrasiva. O ideal é passar detergente neutro, em água corrente, e secar com pano macio.
Evite molhar qualquer um destes materiais. O ideal é limpá-los com uma flanela que não solte pêlos.